Saudações gurias e gurís, de volta as unhas da semana e agora elas ficarão arquivadas nessa página aqui em cima!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Chocotone sem glúten e sem lactose!

Saudações!
Bom é a minha primeira vez, estou super apreensiva pois eu nunca fiz antes e nem sei se vai dar certo.
     INGREDIENTES    



2x de mistura farinha sem glúten (2x de farinha ou creme de arroz, 2/3x de fécula de batata e 1/3 de polvilho doce)
1/2 colher de sal
1/4x de açúcar cristal
1 + 1/2 colher de CMC
2 colheres de fermento biológico seco


1x + 1 colher de sopa de água morna
1 ovo
1 + 1/2 colher de sopa de margarina
1/2 colher de sopa de essência para panetone
1/2x de "chocolate" sem lactose (meio amargo)




   INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS   
Batedeira
Forma para panetone
Forno BOM

     MODO DE PREPARO    
     Misture as 2 xícaras de farínha sem glúten, a 1/2 colher de sal, 1/4 xícara de açúcar e a 1 + 1/2 colher de CMC e as 2 colheres de fermento biológico com uma colher na tigela da batedeira.
Depois de bem homogênea, acrescente a 1x+1colher de água morna lentamente batendo em velocidade baixa, em outra tigela bata o ovo com a 1+1/2 colher de margarina e com a 1/2 colher de esssência para panetone e acrescente após a água em velocidade baixa até misturar e depois aumente toda velocidade e deixe bater por três minutos.
     Depois da massa pronta, ela não é dura ao ponto de moldar e nem molenga feito a de bolo, misture a 1/2 xícara chocolate sem lactose com uma colher e despeje na forma para panetone untada com margarina.

     Deixe a massa crescer num bercinho, como fiz no post do Pão, pão, pão pãããão... dentro do microondas é perfeito. Deixe a massa crescer por 40 minutos ou até atingir 1 cm da borda.
     Com o forno pré-aquecido no máximo deixe assar por 20 minutos (fogo alto) e depois baixe para o fogo médio e deixe assar por 10 minutos!

     CONCLUSÕES     

     Como comentei, é a minha primeira receita de panetone e ainda mais sem glúten e sem lactose. Para não comprometer, dividi a massa em 2 formas, pois não sabia como a "farinha sem glúten" se comportaria no forno.
     Para perceberem como não estou sendo mentirosa, eis a foto do panetone e como ele se comporta para que da próxima vez eu possa corrigir!
     A questão é que, a massa fica gostosa mas como ela não tem a mesma aderência do trigo (apesar do CMC) o chocolate desceu para o fundo da forma. A próxima vez que eu fizer vou quebrar menor o chocolate e misturar mais uma vez o chocolate na massa já dentro da forma, com uma colher, deixando que o ar entre na massa (como fazemos com o pão) e depois deixar que cresça como um pão (duas ou mais sovas), para aí sim assar!

Boa sorte para vocês!
Beijos e abraços!!!

6 comentários:

  1. Não sei como é o comportamento da massa sem gluten, mas uma dica que te dou para o chocolate nao descer, assim como passas, nozes e outros dentro da massa, vc mistura eles com a farinha, ele ficara empanado e será mais dificil descer na hora de assar...experimente

    ResponderExcluir
  2. Adoro cozinhar, inventar, testar receitinhas!

    Panettone também nunca fiz, adoro comer mas nunca preparei.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm nunca fiz Panetone , mas eu adoro cozinha !!!

    ResponderExcluir
  4. Boa Madruga!!!
    Lindona quem mandou vc xeretar no meu blog antes da hora...pensei que vc aí eu ñ correria esse perigo...mas fico feliz que gostou...é sua sim viu....bjss..Fica com Deus...

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu só passei pra dizer que eu estou de volta e que eu estava viajando.

    E quero te agradecer por sempre esta la me apoiando viu filhinha?
    Obrigada por tudo.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi lindona, saudades de voce.
    Primeiro me desculpe por não te dar os parabens no seu aniversário,lembrei,mas não consegui conectar de jeito nenhum.(saco!).Então vai atrazado(muito), mas com o mesmo entusiasmo e carinho.
    Segundo, nem tento fazer porque sou péssima na cozinha.
    E para concluir quero te desejar um lindo natal do jeito que voce merece.Com tudo que voce tem direito.
    Adorei te conhecer este ano viu.
    Grande beijo e obrigada pelo carinho sempre.

    ResponderExcluir

Vai falando que to ouvindo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...