Saudações gurias e gurís, de volta as unhas da semana e agora elas ficarão arquivadas nessa página aqui em cima!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

“Açúcar: a verdade amarga”.

Saudações!
Estava dando uma distraída durante o trabalho e me deparei com esse título: "Açúcar: a verdade amarga." original de Robert Lusting, endocrinologista pediátrico da Universidade da Califórnia, que lançou uma palestra com essa abordagem.
Não sou uma pessoa de acatar imediatamente algo que li sem antes investigar. Aprendi como distinguir quais dessas informações são fundamentadas. Uma delas é Descobrir em qual revista foi lançado esse artigo, ou seja, para ser lançado com uma aceitação de especialistas. Não apenas de empiricos radicais que acham que devemos viver de luz!
Outro passo é pesquisar... sim... tirar o quati das costas e ir pesquisar. Pois algumas notícias são apenas uma sinopse (nem resumo são), que as vezes são mais mal feitas do que louça lavada no frio.
Voltando... além desse médico, uma pesquisa publicada pela New Scientists (não pude localizar o artigo na revista, mas achei um genérico) compara as gostosuras de alimentos ricos em gordura, açúcar e sal podem alterar a química do cérebro da mesma forma que drogas altamente viciantes. Vamos combinar... se você come um sandubasso, e eu não menciono somente as porcarias do Mc Bonaldos, Bugui King, Bobo's... menciono as lanchonetes que fazem aqueles lanches maravilhosos com carne de verdade, puro pão branco, muito queijo mussarela, calabreza, bacon.. hummmmmm... e uma folhinha de alface, rsrsr... comer um desses um dia, você pensará em comer todos os dias, mesmo sabendo que eles são calóricos, gordurosos e deliciosos eles são pobres em coisas boas e ricas em coisas ruins que vão direto para nosso traseiro!
Claro... acompanhado com um belo refri... simmmmmm.... pode até ser o light, mas precisa de algo para borbulhar no estômago. Ok.. não toma refri, quer algo mais natural? Pois o médico diz que AÇÚCAR É VENENO e isso inclui as versões mais naturais como o mascavo e a frutose, presente no suco de frutas.
É polêmico? Suco de fruta ou a fruta? A primeira versão fica apenas com a parte “má” do alimento; a segunda é rica em fibras que limitam a velocidade da absorção dos carboidratos e das gorduras do intestino para a corrente sanguínea. Claro... sem exageros, pois fruta também tem contra-indicações e restrições para ingestão!
Eu, confesso que não sou fã de açúcar!
Quando faço meus bolos, uso menos do que uma xícara de acúcar para a massa, quando faço brigadeiro, acrescento ao leite condensado apenas o cacau em pó, pois o leite condensado já é bemmmm viciante e gorduroso, mesmo os lights, pois ai volta ao post que já publiquei sobre sódio.
Ou seja... esse mundo atual nos envolve em muitas tentações, temos tantos problemas, que na época de nossos avós, nada disso seria possível, stress, terrorismo, trabalho, dinheiro, crise econômica e agora a alimentação! O que podemos fazer?
Desmamar!
Sim... em doses homeopáticas, adoce menos seu café a cada dia, quando você perceber... estará deliciando o sabor dos grão ácidos que foram torrados, moídos e preparados da melhor forma que um café espresso pode ser! Isso com todos os nossos vícios: refrigerantes, chocolates (chocolates ao leite que possuem mais porcarias do que o cacau, veja chocolate amargo), carnes etc
Você sabe o que faz mal e o que não faz mal para nosso corpo, e agora, com toda a facilidade da internet, podemos ser, SIM MAIS SAUDÁVEIS sem ter de abrir falência!
Beijos e abraços!

Um comentário:

  1. Eu sou super fã de açúcar, aii quase morro depois do almoço, por falta de uma sobremesa, e nao me venha com frutas que isso não é sobremesa, é fruta, hehehe
    Interessante essa matéria, mas não vou me apegar não.
    Eu to tão cansada de tudo que eu gosto , ser ilegal , imoral ou engordar. Parei.
    Mas, um docinho, chega até a relaxar, aii que delícia.
    parei, que to saindo de uma parada de mais de 24 horas no trono. a própria rainha, hehehe
    beijos Lindona

    ResponderExcluir

Vai falando que to ouvindo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...